Fotos de São João Batista do Glória

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Agentes federais fazem operação de combate à extração de quartzito

serradacanastragloriaAs polícias federal e civil, além do Ibama e do Instituto Chico Mendes, realizam uma grande operação de combante à extração de pedras de quartzito na Serra da Canastra. Batizada de "Operação Quartizito", a ação é desenvolvida no trecho entre os municípios de São João Batista do Glória e Capitólio. Durante a operação, os agentes flagraram o funcionamento ilegal de uma pedreira dentro da serra em local considerado área de preservação ambiental.
Os trabalhadores fugiram antes da chegada dos policiais, mas deixaram vestígios de que estavam usando o local. Entre eles, anotações que segundo o Ibama, representam a quantidade de quartzito que seria extraída, além de ferramentas, explosivos e materiais usados para a extração das pedras. De acordo com o Instituto Chico Mendes, os objetos encontrados não só mostram que a atividade ilegal continua na serra, como está se expandindo. Desta vez, os agentes encontraram pedreiras que ainda não estavam sendo exploradas nas últimas fiscalizações.
O quartzito é uma rocha bastante utilizada na construção civil. A pedra é fácil de ser encontrada em grande parte da área da Serra da Canastra, entre os municípios de São João Batista do Glória e Capitólio, mas a extração é proibida porque o local é de preservação ambiental.
De acordo com o Instituto Chico Mendes, atualmente seis fiscais fazem a fiscalização nos 200 mil hectares do Parque Nacional da Serra da Canastra. Mas, de acordo com o instituto, seriam necessários pelo menos 15 profissionais. Até o momento ninguém foi preso. A multa para quem faz exploração ilegal em reserva ambiental varia de R$ 3 mil a R$ 20 mil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário